Saiba tudo sobre a Poupança, suas vantagens e desvantagens.
História da Poupança.
A história da poupança no Brasil remonta ao início do século XIX, quando o país ainda era uma colônia de Portugal. Na época, havia uma grande demanda por investimentos, principalmente para financiar a agricultura e a construção de estradas, portos e outras infraestruturas.
Em 1831, o governo brasileiro criou a Caixa Econômica Federal, a primeira instituição financeira do país, com o objetivo de estimular a poupança e o investimento. A ideia era que os brasileiros depositassem seu dinheiro na Caixa, que por sua vez emprestaria esse dinheiro para os setores que precisavam de investimento.
No entanto, a poupança só se tornou popular no país a partir da década de 1960, quando o governo começou a incentivar as pessoas a economizar dinheiro como forma de combater a inflação e promover o desenvolvimento econômico.
Nessa época, foram criados diversos programas de incentivo à poupança, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).
Além disso, em 1964, foi criada a Caderneta de Poupança, uma conta bancária específica para a poupança, que se tornou uma das formas mais populares de economizar dinheiro no país. A poupança se popularizou ainda mais a partir da década de 1990, quando a inflação foi controlada e a economia brasileira se estabilizou.
Atualmente, a poupança continua sendo uma das formas mais populares de investimento no Brasil, especialmente entre as pessoas de baixa renda e com pouco conhecimento financeiro. No entanto, com a queda dos juros básicos da economia, muitos investidores têm buscado outras formas de investimento mais rentáveis, como ações, fundos imobiliários e títulos públicos.